A presente operação visa constituir uma plataforma para a valorização dos subprodutos do setor agrícola, agroalimentar e florestal, através da inovação.
Atividade 1. Observatório
Metodologias a utilizar: Análise e monitorização de resultados de projetos nacionais e internacionais de referência, com especial incidência na fileira dos frutos secos, do azeite, da floresta e do tomate indústria, que possam funcionar como motores de inovação no setor agrícola, agroalimentar e florestal e promovam novas aplicações para os subprodutos.
Parceiros envolvidos: CNCFS, IPB, CCTI, BLC3, Forestis e APPITAD.
Público-alvo: Avaliar a possibilidade de integração de conhecimento e/ou tecnologia, nas cadeias de valor do setor agrícola, Agroalimentar e Florestal. Esta observação agrega também a recolha de informação sobre os setores, por forma a melhor planear as metodologias e meios para a transferência de tecnologia. Articulação com ações previstas no plano de ação da RRN: atividades relativas à recolha de exemplos de projetos nacionais e internacionais abrangem todas as prioridades dos programas de desenvolvimento rural.
Atividade 2. Avaliação e sistematização de subprodutos
Metodologias a utilizar: Avaliação de subprodutos com valor económico residual ou mesmo negativo, tarefa desenvolvida pelas associações de fileira. Análise dos dados obtidos no observatório, caraterização dos subprodutos com potencial de valorização e identificação de empresas e membros da Rede Rural que possam incorporar valor nos subprodutos. Este trabalho será desenvolvido pelas entidades de I&D em colaboração com os restantes parceiros.
Parceiros envolvidos: CNCFS, IPB, CCTI, Forestis e APPITAD.
Público-alvo: Os resultados desta atividade orientam o desenvolvimento da Atividade 3 (Plataforma Valor+) e atividade 4 (Promoção e partilha de informação e conhecimento). Os principais benificiários a informação produzida nesta atividade são os utilizadores finais da informação do setor agrícola, Agroalimentar e Florestal, produtores ou potenciais utilizadores de subprodutos, nas fileiras
referidas. Articulação com ações previstas no plano de ação da RRN: Esta atividade pode permitir a criação de um plano de comunicação que inclua publicidade e informação sobre o programa de desenvolvimento rural em articulação com as autoridades de gestão, bem como atividades de informação e comunicação destinadas ao grande público.
Atividade 3. Plataforma Valor+
Metodologias a utilizar: Desenvolver uma plataforma, em ambiente web, que viabilize uma bolsa de encontro entre produtores de subprodutos e utilizadores dos mesmos e facilitando a incorporação das novas tecnologias desenvolvidas ao longo desta operação
Parceiros envolvidos: CNCFS, com colaborações dos parceiros.
Público-alvo: A atividade claramente operacional surge da necessidade de construir uma solução que facilite o encontro entre produtores de subprodutos e utilizadores dos mesmos. Assim o público-alvo são em primeiro lugar os utilizadores finais do setor agrícola, Agroalimentar e Florestal que de alguma forma, sejam produtores ou potenciais utilizadores de subprodutos. Para além destes, também poderá incluir a sociedade tecnóloga, académicos e a indústria de cosméticos entre outras. Articulação com ações previstas no plano de ação da RRN: facilitação dos intercâmbios entre as partes interessadas no desenvolvimento rural, bem como a partilha e divulgação dos resultados. Esta atividade terá ainda em atenção a possibilidade de alargar a pertinência do observado a potenciais utilizadores/investidores, agentes de desenvolvimento rural, potenciais beneficiários do PDR, etc..
Atividade 4. Promoção e partilha de informação e conhecimento
Metodologias a utilizar: A promoção e partilha de informação e conhecimento obtido pela parceria. A utilização das redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) permitirá a divulgação ampla dos conteúdos e resultados do projeto ao público em geral. Estas páginas estarão conectadas ao website do projeto e frequentemente alimentadas.
Parceiros envolvidos: IPB, BLC3.
Público-alvo: O estudo de impacto socioeconómico do projeto desenvolve-se durante toda a operação. Os primeiros destinatários são os parceiros da operação, uma vez que os dados serão analisados e os resultados obtidos podem permitir complementar as informações de partida “Observatório”, na avaliação da informação “Avaliação e sistematização de subprodutos” ou na difusão “Promoção e partilha de informação e conhecimento”. São ainda destinatários, os utilizadores finais do conhecimento (empresários do setor agrícola, Agroalimentar e Florestal), que de alguma forma, sejam produtores ou potenciais utilizadores de subprodutos, nas fileiras referidas Articulação com ações previstas no plano de ação da RRN: facilitação dos intercâmbios entre as partes interessadas no desenvolvimento rural, bem como a partilha e divulgação dos resultados.
Atividade 6. Coordenação e gestão do projeto
コメント